Institucional

DESCRIÇÃO

O Cre-Ser é um projeto comunitário que visa a cidadania e o desenvolvimento do ser humano através da Leitura e das expressões artísticas.

Não é vinculado a nenhum partido, órgão governamental ou grupo religioso.

É organizado e mantido através da ação coletiva da comunidade cravinhense.


HISTÓRIA


O Projeto Cre-Ser começa na ação individual do idealizador, o Sr. Sebastião Silvestre Salgado Filho, de recolher revistas e livros que eram jogados fora, no condomínio onde ele era zelador.
Com as aquisições e doações, formou-se um bom acervo. Em parceria com a prefeitura de Cravinhos, o projeto expôs e emprestou livros todos os domingos em praças públicas da cidade.
Devido mudança de gestão, não houve interesse na continuidade do trabalho e foi dado prazo para os livros serem retirados de onde eram guardados.
Conversando com pessoas que acreditavam no livro como ferramenta de desenvolvimento de toda uma comunidade, foi conseguido através de doações a construção em frente à casa do Sr. Sebastião uma Biblioteca, que ganhou o nome de Biblioteca na Calçada, devido seu caráter expositório.
O projeto foi tomando corpo, ganhando novos adeptos e desenvolvendo diversas ações. Conheça algumas delas:


AÇÕES



O Projeto Cre-Ser ataca em diferentes ações para garantir sua finalidade.

Biblioteca na Calçada

É uma biblioteca comunitária construída através de doações no Bairro João Berbel II de Cravinhos. Além de milhares de livros disponíveis gratuitamente e sem burocracia, há atividades com as crianças através de desenhos, palavras cruzadas, caça-palavras, jogos, etc.


Pegue e Leve

É a ação que visa espalhar o livro por todas as comunidades, disseminando a leitura. Para isso, são colocados expositores de livros em diversos pontos da cidade, como cabeleireiros, padarias e lojas. Ao candidato a leitor, basta pegar e levar, sem nenhuma burocracia.

Sarau no Bairro

O intuito é levar o Sarau para a comunidade cravinhense, incentivando a leitura e criação de textos. Nossos saraus são regados de música e poesia, e trazem o sentimento de amor e união que a palavra é capaz.

Recontando Cravinhos

Através de livros, jornais, documentos, fotos e conversas, estamos resgatando grande parte da história de Cravinhos.O intuito é valorizar e divulgar nossa história e raiz, para que possamos ser cidadãos no sentido pleno da palavra, conscientes de onde viemos e para onde queremos ir.

Selo Comunitário

O Selo foi criado para apoio e publicação de livros, revistas, jornais, etc, de modo a incentivar a produção artística e manifestações culturais, buscando o desenvolvimento e reconhecimento do talento.


Criança é pra Toda Vida


No dia das Crianças, liberamos a criança que há em todos nós e realizamos atividades que resgatam brincadeiras infantis como pular corda, corrida no saco, quebra-cabeça e ovo na colher.


COMO AJUDAR

Basta se apresentar na sede e expressar a vontade de contribuir em alguma(s) das opções abaixo.

- Boa Prosa
- Doações de livros

- Doações Financeiras
- Participação nas inúmeras atividades de Projeto
- Participação na organização dessas atividades

Contato: cre.sercravinhos@yahoo.com.br


COMO CHEGAR